Acomode-se na cadeira confortavelmente, aperte seu cinto e faça essa viagem deliciosa conosco! Contamos com suas sugestões e comentários para tornar esse espaço sempre muito agradável!

TECNÓLOGO EM HOTELARIA

Tecnologia em Hotelaria
Perfil Profissional:
O profissional formado pelo curso deverá ser capaz de:

Atuar no planejamento, implantação e gestão de empresas hoteleiras e similares;
Exercer cargos de chefia, operacionais, técnicas e/ou administrativos.
Prestar consultorias;
Executar funções operacionais, técnicas e/ou administrativas.
Criar, experimentar, inovar e produzir conhecimentos;
Prosseguir estudos de pós-graduação.


O propósito do curso de Formação de Tecnólogos em Hotelaria.

O Tecnólogo em Hotelaria poderá exercer cargos operacionais, de chefia e gerenciamento nos diversos tipos de meios de hospedagem como hotéis, motéis, flats, albergues, pousadas, condomínios, casas de repouso, hospitais, navios assim como em bares, restaurantes e buffets. Poderá atuar nos setores de Entretenimento e Eventos organizando e atuando em festas de todos os tipos, congressos, feiras, campeonatos e seminários. Além disso, poderá trabalhar como consultor na implantação de novos empreendimentos hoteleiros, lecionar para cursos técnicos e específicos e, prosseguindo com a pós-graduação, seguir a carreira acadêmica.

Missão e Objetivos

O curso pretende:
Proporcionar condições para tornar os alunos pessoas produtivas e felizes;
Suprir as necessidades de mão-de-obra da área de turismo e hotelaria.
Contribuir para o desenvolvimento sócio-econômico-cultural do país;
Criar, inovar e produzir conhecimentos.

Estágio Supervisionado

O aluno deverá cumprir 200 horas de estágio nas diversas áreas do curso tais como hospedagem, alimentos e bebidas, eventos e administração. Durante seu estágio, ele receberá supervisão do professor supervisor de estágio da escola para o qual deverá se apresentar periodicamente, desde o início do estágio, com toda a documentação legal efetuada. Esta documentação e as orientações gerais de como proceder deverão ser solicitadas na Instituição de Ensino que possui um cadastro de convênios de estágios firmados com hotéis, restaurantes etc.

Projeto de Pesquisa

Trata-se de um trabalho elaborado em grupo e que ocorre no último módulo do curso. A escolha do tema e do local em que idealizarão a implantação ou restauração de um empreendimento hoteleiro é feita pelo grupo. Esta escolha deve apresentar uma justificativa coerente e viável para a realidade do local em que se realizará. Sendo assim, o grupo recebe dos professores orientadores e da coordenação de curso uma autorização para prosseguirem no trabalho.

Embora o projeto seja elaborado em grupo, ressaltamos que as avaliações são individuais e exigem a participação, envolvimento e comprometimento de todos, inclusive nas apresentações para o público, ao final do processo. Assim sendo, pode ser que um aluno receba um conceito diferente daquele recebido por sua equipe, caso ele não tenha tido um desempenho semelhante aos demais participantes desta equipe durante a elaboração e apresentação do trabalho.

Ao final do módulo, o aluno receberá um conceito semestral que o promoverá, o reterá para exame ou mesmo o reterá no curso.
Quadro Resumo

Nome do Curso
Curso de formação de Tecnólogos em Hotelaria

Título Conferido
Tecnólogo em Hotelaria

Ato Legal de Reconhecimento
Portaria nº274 de 29/06/1984

Regime Escolar
Semestral

Duração Mínima / Duração Máxima   
4 semestres / 8 semestres    

Horário das aulas
Noite - 18h30 às 22h de segunda à quinta-feira, aulas presenciais e às sextas-feiras, aulas a distância
Manhã - 8h às 11h40min de segunda a sexta-feira